Clínica Dorta Santiago

Informe-se

Como perder o medo do tratamento de canal

Dificilmente encontraremos uma pessoa que goste de ir ao consultório do dentista, mas muitos pacientes nos relatam sentirem muito medo do atendimento, sobretudo na hora de fazer um tratamento de canal (tratamento endodôntico).

Os pacientes que mais sofrem são aqueles que trazem algum trauma anterior ou então que têm pavor de agulhas, já que o procedimento exige o uso de anestesia. O medo de alguns pacientes é tanto que dizem preferir extrair o dente do que tratá-lo.

Todavia, com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, esse medo deixou de ser justificável, tratando-se de um procedimento praticamente indolor.

O canal nada mais é do que a cavidade interior central do dente, onde se localiza a polpa dentária. É composto por vasos sanguíneos e nervos.

Quando ocorre qualquer tipo de dano a essa polpa (seja por uma cárie em estado avançado, bruxismo, traumas, etc), ela necessita ser removida.

Mas não é qualquer dor de dente que indica a necessidade de tratamento endodôntico. Por isso, antes de entrar em desespero, deve-se buscar orientação de um especialista, que irá avaliar o caso e indicar o tratamento adequado.

Mas e se após a avaliação ficar constatado que o tratamento é necessário? Nada de pânico. Antes de começar o tratamento, será aplicada uma anestesia local, para que o paciente não sinta dor durante o procedimento.

Normalmente, o dentista especialista consegue finalizar o tratamento em apenas 1 sessão. Porém, caso haja presença de infecções, outras sessões poderão se fazer necessárias e nesse caso, pode ser receitado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.

Após terminado o efeito do anestésico, o paciente pode sentir um pouco de desconforto, mas a região ficará sensível por no máximo 2 ou 3 dias, não sendo necessário interromper as atividades de rotina.

É muito importante realizar o tratamento endodôntico, caso o dentista assim oriente. A inércia nesse caso poderá agravar um quadro de dor eventualmente existe, levar à perda do dente ou até mesmo, em havendo infecção, esta poderá cair na corrente sanguínea, ocasionando graves problemas sistêmicos.

O mais importante é realizar acompanhamento periódico com o seu dentista, escovar bem os dentes, não esquecendo do fio dental e enxaguantes bucais, a fim de prevenir o surgimento de cáries e outros problemas que podem afetar a saúde da nossa boca.

Clínica Dorta Santiago