Clínica Dorta Santiago

Informe-se

Qual a importância do fio dental na higiene bucal

Muitos pacientes nos questionam sobre a real necessidade de se passar fio dental.

A verdade é que ele deve sim ser utilizado, pelo menos 1 vez ao dia, para garantir uma higiene bucal adequada e evitar uma série de complicações.

Um dos problemas imediatos que se observa  pela não utilização do fio dental é o mau hálito. Isso porque a escova não consegue alcançar o espaço entre os dentes, o que ocasiona acúmulo de sujeira e consequente proliferação de bactérias, resultando em cáries entre os dentes e inflamação na gengiva, podendo evoluir para sangramento gengival.

Mas qual a maneira correta de se utilizar o fio dental?

Deve-se cortar aproximadamente 40cm de fio e enrolar as pontas entre os dedos médios, passando o fio entre os dentes, ultrapassando a junção entre os distes (ponto de contato), cuidadosamente para não machucar a gengiva.

Deve ser utilizada uma parte nova do fio dental para cada dente, a fim de evitar a transmissão das bactérias e sujeira.

Existem 3 tipos de fio dental:

  1. Fio de nylon (multifilamento): possui várias cordinhas, que conseguem puxar muitas bactérias. O problema é que ele se rompe facilmente, sendo difícil utilizar em pacientes que têm os dentes mais juntos.
  2. Monofilamento: desliza facilmente entre os dentes, até mesmo aqueles mais apertados. Não se rompe com facilidade.
  3. Fita dental: possui uma superfície de contato maior, sendo bastante eficiente. Todavia, não é tão fácil de passar quanto os outros tipos.

Independente de qual tipo de fio dental seja o mais adequado para você, o mais importante é nunca se descuidar da higiene bucal, para manter a saúde e a qualidade de vida.

Clínica Dorta Santiago