Clínica Dorta Santiago

Informe-se

Bruxismo e apertamento dental - diagnóstico e tratamento

Frequentemente recebemos pacientes com queixas severas de “dor de dente”, segundo eles, sem nenhuma explicação.

Ao fazer uma avaliação cuidadosa, percebemos que esses pacientes possuem em comum alguns outros sintomas clássicos do apertamento e travamento dental, como dor de cabeça, dor no maxilar e, em alguns casos, já percebemos perda de alguns dentes.

A maioria das pessoas consegue identificar facilmente o bruxismo quando verificam o ranger de dentes noturno, mas poucos sabem que os sintomas da DTM (Disfunção Temporomandibular) vão muito além disso.

Os pacientes que sofrem com o bruxismo/apertamento dental frequentemente perdem qualidade de vida em razão das noites mal dormidas e por causa das constantes dores de cabeça que tendem a aumentar cada vez mais, caso não haja o tratamento adequado.

Além disso, como dito acima, dependendo do grau do travamento e/ou apertamento dental, poderão ocorrer quebra dos dentes e consequente perda de alguns elementos, o que deverá ser corrigido com a colocação de próteses ou implantes dentários.

O melhor tratamento para o bruxismo é a utilização das placas miorrelaxantes associada com a prescrição de medicamentos para controle da ansiedade e do estresse, além de exercícios de fisioterapia, aliados ao acompanhamento do progresso do tratamento, que pode chegar até 1 ano.

É muito importante procurar um especialista ao menor sinal de incômodo, pois o diagnóstico precoce pode evitar ou reduzir as consequências trazidas pela Disfunção Temporomandibular e devolver a qualidade de vida ao paciente.

 

Clínica Dorta Santiago