Clínica Dorta Santiago

Informe-se

Facetas e Lentes de Contato

A procura pelos tratamentos estéticos aumentam a cada dia, sendo as facetas e lentes de contato os escolhidos por boa parte dos pacientes.

Mas qual a diferença entre eles e quando são indicados?

Tanto a faceta quanto a lente de contato são feitas de porcelana e coladas na frente do dente, destinadas a corrigir discrepâncias, em caso de assimetria, escurecimento de dentes que não respondem ao clareamento ou até mesmo para resolver problema de diastema (espaçamento entre os dentes). Também podem ser usadas para modificar o formato dos dentes, a fim de harmonizar o sorriso.

A principal diferença entre elas é que as facetas são indicadas para pacientes com dentes com restaurações ou então que apresentem coloração muito escurecida, pois requerem maior desgaste dos dentes.

Já as lentes de contato são muito finas (chegando a ter 0,2 mm) e praticamente não requerem preparo.

Todavia, nos casos de pacientes que tem dentes muito comprometidos (com cárie ou restaurações), devemos utilizar coroas em porcelana e não lentes ou facetas, já que as coroas abrangem o dente como um todo e não somente a parte da frente.

As facetas e lentes de contato também não são indicadas para pacientes que apresentem alguma doença gengival ou uma mordida desequilibrada.

Após a colocação das facetas ou lentes de contato, é importante passar em consultas preventivas pelo menos a cada 6 meses ou a critério do dentista que realizou o tratamento. O paciente não deve nunca se esquecer de usar o fio dental e manter uma boa saúde gengival, além de optar pelo uso de escovas mais macias.

Clínica Dorta Santiago